Main menu

Mauro Martins Teixeira – UFMG

Daniele Souza – UFMG

Fernando De Queiroz Cunha – USP

Paulo Louzada – USP

Fernando de Queiroz Cunha (FMRP - USP)

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas Modalidade Médi pela Universidade de Brasília (1978), mestrado em Departamento de Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1981) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é consultor ad doc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, professor titular da Universidade de São Paulo e consultor - Financiadora de Estudos e Projetos. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: sepsis, nitric oxide, neutrophil migration, oxido nitrico e citocinas.

Paulo Louzada Jr. (FMRP - USP)

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (1987), Residência Médica em Reumatologia no HC-Ribeirão Preto - USP, Mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1993) e Doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo (1997). Realizou doutorado sandwich no Fred Hutchinson Cancer Research Center, Seattle, EUA, no período 1995/1996, onde foi treinado em métodos de Biologia Molecular para tipificação de HLA. Atualmente é Professor Livre-Docente (Associado) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia, abordando mecanismos etiopatogenicos do Lúpus Eritematoso Sistêmico e da Artrite Reumatoide, bem como no desenvolvimento de biomarcadores de resposta terapeutica destas doenças. Pesquisador CNPq - Produtividade em Pesquisa - nivel 2 e Presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia (2012-2013). Atual Coordenador no Nucleo de Apoio em Pesquisa em Doenças Inflamatórias -NAP-DIN - da Universidade de São Paulo, vice-coordenador do CEPID em Doenças Inflamatórias, Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Reumatologia (2014-2016) e Coordenador da Divisão de Reumatologia (2012-2016), Alergia e Imunologia Clinica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP.

Mauro Martins Teixeira (UFMG)

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1990) e obteve o doutorado em Imunofarmacologia pela University of London (1994). É professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisador 1A do CNPq, Membro da Academia Brasileira de Ciências, da Ordem Nacional do Merito Científico e Tecnológico e da Academia Mundial de Ciencias (TWAS). Membro do corpo editorial das revistas "Pharmacology & Therapeutics (Oxford)", "Inflammation Research" e "Medical Microbiology and Immunology". É coordenador do INCT em dengue e da Rede Pronex em Dengue do CNPq. Atua na área de inflamação, especialmente tentando compreender a relevância e mecanismos moleculares da resposta inflamatória durante doenças infecciosas e autoimunes. Atualmente é vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciencias (Regional CO-MG). É membro da Comissão Científica da Anvisa (CCVISA).

Danielle Souza (UFMG)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós doutorado pela Louisiana State University Health Science Center. Atualmente é professora associada do departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais e membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Interaçåo microrganismo hospedeiro e Imunofarmacologia, com ênfase em inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: isquemia e reperfusão, dengue, sepse, microbiota, infecçoes bacterianas e artrite.

June 6th 2018, 14:00 to 16:00
Symposium # 1 - Physiology of Inflammation

Chair: Adaliene Versiani

Cristina Bonorino –  “Differential engagement of scavenger receptors by Hsp70 modulate skin CD103+ dendritic cells function.”

Maria Christina Avellar "Inflammatory mediators in the physiopathology of the epididymis and clinical impact to male fertility."

Regina Markus “Extra-Pineal Melatonin, a new constitutive player in innate immune responses."

Thereza Christina Barja-Fidalgo – “The Obese Adipose Tissue: Inflammatory Signalling for Vascular and Cancer cells.”

Cristina Bonorino

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Genética e Biologia Molecular -UFRGS (1991) e Doutorado em Imunologia - UFRGS e University of Colorado (1995). Realizou pós-doutorados no National Jewish Center for Immunology no Colorado, em autoimunidade, e nas Universidades de Minnesota, e UCSD em San Diego, em memória T. Atualmente é Professor Ttular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Sua pesquisa foca na área de Imunologia Celular, e na Resposta ao Estresse. Coordena o laboratório de Imunologia do Estresse, da Escola de Ciências da PUCRS, atuando em desenvolvimento de vacinas, imunologia tumoral, imunologia viral, transplantes, e imunoterapia. Foi membro do INCT de Controle do Cancer entre 2012 e 2015. Desde 2011 pertence ao Conselho da Cell Stress Society International. É membro do corpo editorial do Brazilian Jornal of Medical and Biological Research e da Cell Stress and Chaperones. Desde 2016 é membro do CA de Imunologia do CNPq e Pesquisadora Assistente no Departamento de Cirurgia da Escola de Medicina da UCSD, EUA.

Maria Christina Avellar

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de Sao Paulo (UNIFESP-EPM), Mestrado em Farmacologia pela UNIFESP-EPM, Doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Biologia Molecular e Biologia da Reprodução pela University of North Carolina at Chapel Hill. Atualmente é Professor Associado IV do Setor de Endocrinologia Experimental, Departamento de Farmacologia, da UNIFESP-EPM e Pesquisador 1B do CNPq. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Reprodutiva e Endócrina, especialmente em farmacologia molecular, hormônios esteroidais, receptores nucleares, fisiofarmacologia do trato reprodutor masculino. São itens de interesse na pesquisa cientifica focando na biologia epididimária, ação de androgênios e glicocorticoides, imunidade inata, inflamação e doenças inflamatórias, sistema nervoso central, modelos de estresse e repercussão para fertilidade masculina, andrologia e saúde do homem. Os trabalhos são realizados em colaborações com grupos nacionais e internacionais na área de Farmacologia e de Biologia da Reprodução. Possui representações em Comissões e Órgãos Colegiados na UNIFESP-EPM, a Sociedades Cientificas e Agências de Fomento. Representante em Comissões junto a American Society of Andrology (ASA, EUA) e International Society of Andrology (ISA). Atualmente Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE; gestão 2015-2017).

Regina Markus

Graduada em Ciências Biomédicas pela Escola Paulista de Medicina (1970) e doutorada em Farmacologia pela mesma instituição em 1974. Livre Docente pela USP (1989) e Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (2008) e da Academia Brasileira de Ciências (2012). Atualmente, é Professora Titular da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Deliberativo do CNPq e da SBPC. Ex- presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) e ex-membro do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa em Animais de Laboratório. CONCEA. Atua na área de Cronofarmacologia com ênfase no papel da melatonina sobre a resposta inflamatória e câncer. Consolidou conhecimentos da área propondo o Eixo Imune-Pineal, responsável pela alternância entre produção de melatonina pela pineal ou por células imunocompetentes. Atualmente, está desenvolvendo novas plataformas moleculares para atuar como ligantes seletivos e mistos de receptores de melatonina em cancer, excesso de peso e doenças neurodegenerativas. É parecerista de várias revistas internacionais e pertence ao Corpo Editorial do Journal Pineal Research, Frontiers in Cellular Endocrinoly e Advances in Neuroimmune Biology. Coordenou (Chair) a 3rd SCR FASEB on Melatonin Biology, Clinics and Therapeutics ( 2013, Niagara Falls, USA).

Thereza Christina Barja-Fidalgo

Graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pesquisadora Líder do Laboratório de Farmacologia Celular e Molecular da UERJ e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências da UERJ. Tem experiência na área de Farmacologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Inflamação (Mecanismos em Doenças Crônico-Degenerativas: Câncer, Obesidade, Doenças Vasculares); Sinalização Celular, Sinalização redox-sensível; Moléculas de Adesão Celular (Integrinas, lectinas); Migração Celular (neutrófilos, adipócitos, células vasculares).

June 6th 2018, 16:00 to 16:30
Coffee Break
June 6th 2018, 16:30 to 18:30
Symposium # 2 - Resolution of Inflammation

Chair: Patricia Martins

Vanessa Pinho da Silva – “Signalling for apoptosis and resolution of inflammation.”

Marco Aurelio Martins – “Annexin 1 and Resolution of allergen-induced asthma.”

Alexander Birbrair – "Pericytes at the crossroads between tissue regeneration and disease."

Short Talk I – To be selected from abstracts (10 min. oral apresentation + 5 min. discussion).
Short Talk II – To be selected from abstracts (10 min. oral apresentation + 5 min. discussion).

Vanessa Pinho Da Silva

Atualmente, possui bolsa de pesquisador 1D do CNPq e é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências 2013-2017. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Fez seu pós-doutoramento com prof. Mauro Martins Teixeira no laboratório de Imunofarmacologia-Departamento de Bioquímica e Imunologia-ICB-UFMG e participou do programa de pós-doutorado-PRODOC (CAPES) no Departamento de Morfologia. Atualmente é professora Associada do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação, resolução da resposta inflamatória, apoptose de leucócitos, vias de transdução de sinal e GVHD.

Marco Aurélio Martins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1981), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1991) e pós-doutoramento no William Harvey Institute (1996-1997) e Imperial College (1997-1998), Londres. Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz e Pesquisador nível 1A do CNPq, chefia o Laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz desde 1991. Atua na área de farmacologia do processo inflamatório onde desenvolve estudos prospectivos e pré-clínicos de substâncias de origem natural e sintética, para o tratamento de doenças inflamatórias pulmonares como asma, silicose e DPOC. Possui 159 artigos publicados em revistas indexadas, tendo orientado 13 teses de Mestrado e 15 de Doutorado e 7 pós-doutorados. É editor setorial de Farmacologia do Brazilian Journal of Medical and Biological Research e membro do corpo de editores do Frontiers in Pharmacology.

Alexander Birbrair

Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. É professor adjunto do Departamento de Patologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (2005-2009), doutorado em Neurociência pela Wake Forest University, Carolina do Norte, Estados Unidos (2010-2014) e pós-doutorado em Biologia Celular no Albert Einstein School of Medicine em Nova York, Estados Unidos (2014-2016). Tem experiência na área de Biologia e Genética Molecular, Farmacologia, Fisiologia, Patologia, Biotecnologia e Biologia Celular. Atualmente, a palavra-chave no meu laboratório é microambiente tecidual. Tentamos desvendar a função de cada componente celular nos tecidos sob várias condições fisiológicas e patológicas.

June 6th 2018, 18:45 to 19:45
Conference # 1

Chair: Paulo Louzada

Reinaldo Salomão – “Sepsis: an evolving concept.”

Reinaldo Salomão

Graduado em medicina em 1982 pela Escola Paulista de Medicina EPM, onde fez Residência Médica. Defendeu mestrado (1988) e doutorado (1992) na mesma Instituição. Estágio no Instituto Max-Planck de Imunobiologia, em Freibrurg, Alemanha, de 1988 a 1990. Professor Titular do Departamento de Medicina/Disciplina de Infectologia, Escola Paulista de Medicina, Unifesp a partir de 2006. Chefe do Departamento de Medicina da EPM/Unifesp (2011-12) e Presidente da Coordenadoria de Ensino e Pesquisa do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da EPM/Unifesp. Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Unifesp (2012-13). Presidente do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS) 2013 -2016. Pesquisador 1D do CNPq.

June 6th 2018, 20:00 to 23:00
Cocktail
June 7th 2018, 08:30 to 09:30
Conference # 2

Chair: Frederico Soriani

Derek Mckay – “Helminth-educated macrophages and the suppression of colitis.”

Derek Mckay

Dr. McKay is a Professor in the Department of Physiology and Pharmacology and a member of the Calvin, Joan and Phoebe Snyder Institute for Chronic Diseases at the Cumming School of Medicine, University of Calgary. Dr. McKay is Chair of the Gastrointestinal Research Group (GIRG) at the University of Calgary and Past-President Canadian Association of Gastroenterology (2016-2018). Dr. McKay was recruited to the University of Calgary on a Canada Research Chair (CRC, Tier 1) in Intestinal Immunophysiology and was concurrently awarded an Alberta Heritage Foundation for Medical Research (AHFMR) Scientist Award.

Dr. McKay received his PhD in Enteric Parasitology from the Queen’s University of Belfast in 1990, and after post-doctoral training in intestinal immunophysiology he accepted a faculty position at McMaster University (1996-2006).

He has wide-ranging interests in intestinal physiology and pathophysiology, particularly as they relate to inflammatory disease. Current projects in his laboratory include:  analysis of the impact of infection with helminth parasites on mucosal immunity and concurrent inflammatory disease, cytokine regulation of intestinal epithelial barrier function, the role of epithelial mitochondria in the control of epithelial permeability and inflammatory disease, and characterization of helminth-derived immunomodulatory molecules.

His research program is supported by grants from the Canadian Institutes for Health Research (CIHR), the Natural Sciences and Engineering research council (NSERC), the Crohn’s and Colitis Foundation of Canada (CCFC), CRC and AHFMR (now Alberta Innovates-health Solutions). He has published 140 peer-reviewed publications and has given 130 invited presentations at National and International Congresses.

Dr. McKay is fully committed to creating a dynamic training environment: recent trainees have gone into academic post-doctoral positions, medical school and accepted Faculty positions.

June 7th 2018, 09:30 to 11:30
Poster Session # 1

(with short coffee)

June 7th 2018, 11:30 to 12:30
Conference # 3

Chair: Flavio Amaral

John Wallace – “Novel Approaches to Improved Anti-Inflammatory Drugs Through Hydrogen Sulfide.”

John Wallace

BSc, MSc, PhD, MBA, FRSC

John L. Wallace is an Adjunct Professor of Physiology & Pharmacology at the University of Calgary, and is the Chief Scientific Officer of Antibe Therapeutics Inc.  He is a pharmacologist with expertise in inflammation research and in the commercialization of new technologies.
Between 2009 and 2013, Dr. Wallace was a Professor of Medicine at McMaster University, and was the Founding Director of the Farncombe Family Digestive Health Research Institute.
Dr. Wallace received his B.Sc. and M.Sc. from Queen’s University and his PhD from the University of Toronto. He completed his post-doctoral studies under the supervision of Dr. Brendan Whittle in the Department of Mediator Pharmacology at Wellcome Research Laboratories in London, England (the group led by Sir John Vane and Sir Salvador Moncada).
Dr. Wallace returned to Canada in 1986 as an Assistant Professor at Queen’s University and in 1989 moved to University of Calgary, where he founded the Inflammation Research Network.
In 1996, he co-founded NicOX S.A., based in Nice, France. He served as the Chair of the company’s Scientific Advisory Board from 1996-2003, overseeing the development of nitric oxide-releasing drugs. NicOx went public on the Paris Stock Exchange in 1999, and has an ophthalmic drug in phase 3 clinical trials.
In 2004, Dr. Wallace founded Antibe Holdings Ltd., a company developing hydrogen sulfide-releasing drugs. In 2010, he founded Antibe Therapeutics Inc., which became a public company, trading on the Toronto Venture Exchange, in June of 2013.  Antibe’s lead drug, ATB-346, is in phase 2 clinical trials for treatment of osteoarthritis.
Dr. Wallace’s research is focused on mediators of inflammation and their contribution to mucosal injury and dysfunction. He is also interested in the mechanisms of injury induced by the gastrointestinal tract by anti-inflammatory drugs, and the factors that regulate healing of ulcers.  Dr. Wallace is developing GI-sparing anti-inflammatory drugs.
He is a Fellow of the Royal Society of Canada, a member of the Brazilian Academy of Science and a Fellow of the British Pharmacological Society. He has won numerous international awards for his research, including the 2009 Premier’s Summit Award ($5 million), the 2012 William Harvey Medal for Outstanding Contributions to Science (London, UK), and the Heymans Memorial Award (Ghent, Belgium).
He has published approximately 450 peer-reviewed papers 100 book chapters, and is among the top 0.5 per cent of biomedical scientists in the world in terms of citations (Hirsch factor of 105;  >37,000 citations).  He has delivered over 500 invited lectures around the world.
From 2000-2002 Dr. Wallace was President of the Canadian Association of Gastroenterology.
In 2007, Dr. Wallace completed his MBA degree, with distinction, from the University of Birmingham (UK), which included studies in Mauritius and Singapore, and a dissertation entitled "Evolution of Public Relations Practices in the Pharmaceutical Industry Since 1970”.

June 7th 2018, 12:30 to 14:30
Lunch
June 7th 2018, 14:30 to 16:30
Symposium # 3 ‐ Neuro-immunopharmacology

Chair: Waldiceu Verri

Thiago Cunha Neuroimmune-glia interaction in pathological pain.”

Antônio Lucio Teixeira “Inflammation and neurodegenerative diseases: Insights from clinical studies.”

Short Talk III To be selected from abstracts (10 min. oral apresentation + 5 min. discussion).
Short Talk IV  To be selected from abstracts (10 min. oral apresentation + 5 min. discussion).

Thiago Cunha

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1999-2003), mestrado (2003-2005) e doutorado (2005-2008), pós-doutorado (2008-2010) e Livre-Docência (2016) em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor Associado da FMRP-USP, Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental e da Associação Internacional para Estudo da Dor. Editor acadêmico de periódicos internacionais como Plos One, Frontiers in Pharmacology e Inflammation Research. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia da Inflamação e da Dor, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecanismos envolvidos na gênese da dor inflamatória e neuropática. Mecanismos moleculares envolvidos nos efeitos dos analgésicos.

Antonio Lucio Teixeira

Antonio Lucio Teixeira é graduado em Medicina (1992-1997) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou as residências médicas de psiquiatria (1998-2000), de clínica médica (2000-2001), como pré-requisito, e de neurologia (2001-2003) no Hospital das Clínicas da UFMG. Paralelamente à formação clínica, realizou mestrado (1999-2000) e doutorado (2002-2004) em Biologia Celular no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Em 2011, defendeu Livre-Docência em Psiquiatria na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desde 2004 é professor de clínica médica e de neurologia da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG, onde coordena o Laboratório Interdisciplinar de Investigação Médica. Possui experiência clínica em medicina interna, neurologia e psiquiatria. Desenvolve pesquisas em neuropsiquiatria, psiconeuroimunologia e biomarcadores. Foi coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFMG (2007-2011), subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical da FM-UFMG (2007-2009), subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências do ICB-UFMG (2009-2013), subcoordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG (2007-2014). Integrou a Academia Brasileira de Ciências como membro afiliado (2008-2013). Cursou residência pós-doutoral no Laboratório de Imunofarmacologia do ICB/UFMG (2004) e no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (2013-2014).

June 7th 2018, 16:30 to 17:00
Coffee Break
June 7th 2018, 17:00 to 19:00
Symposium # 4 ‐ Inflammation and Metabolism

Chair: Caio Tavares Fagundes

José Carlos Alves Filho – “O-GlcNAcylation bridges metabolic reprogramming and development of regulatory T cell.”

Niels O Camara – “Mitochondria sensing metabolic alterations and immune response.”

Marco Vinolo – “The role of the bacterial metabolites sensors in the host-microbiota interactions.”

Short Talk V –  To be selected from abstracts (10 min. oral apresentation + 5 min. discussion).
Short Talk VI –  To be selected from abstracts (10 min. oral apresentation + 5 min. discussion).

José Carlos Alves Filho

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestrado (2005) e doutorado (2007) em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Division of Immunology, Infection and Inflammation - University of Glasgow. Atualmente é Professor Doutor da FMRP-USP. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, da Sociedade Brasileira de Imunologia e da British Society for Immunology. Tem experiência na de imunofarmacologia e imunoregulação, atuando principalmente no estudo dos mecanismos envolvidos na gênese e na busca de novos alvos terapeuticos para o tratamento da sepse e de doencas autoimunes.

Marco Vinolo

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado direto e pós doutorado pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa em laboratórios na University College of Dublin (2007) e no Babraham Institute (2009-2010). Atualmente é docente no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e responsável pelo Laboratório de Imunoinflamação. Seu principal alvo de estudo consiste na investigação dos mecanismos de interação entre o sistema imune e bactérias. Particularmente, a ação de produtos do metabolismo bacteriano, os ácidos graxos de cadeia curta, em modelos de inflamação e infecção. O objetivo de sua pesquisa consiste em identificar os alvos moleculares envolvidos na ação dessas compostos sobre o sistema imune e desenvolver estratégias terapêuticas baseando-se nos mesmos.

Marco Vinolo

June 7th 2018, 19:00 to 20:00
SBIn General Assembly
June 7th 2018, 21:00
Dinner

Place: ​Xapuri
Address: 260, Rua Mandacarú - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31370-270

(Subjected to Reservation and Ticket Purchase)

June 8th 2018, 08:30 to 09:30
Conference # 4

Chair: Mila Madeira

Salim Khakoo –  Natural killer cells and flaviviral infection.

Salim Khakoo

I am currently a Wellcome Senior Clinical fellow and Professor of Hepatology. Following a post-doctoral fellowship at Stanford, USA I returned to the UK with an MRC Clinician Scientist award and subsequently a Wellcome Senior Clinical fellowship. My main research interests are in basic immunology and the immunology of viral hepatitis. To this end I perform basic immunological and translational research. My main immunological interest is the Natural Killer cell. These cells are a distinct lineage of lymphocytes that are involved in the anti-viral and anti-tumour immune responses. They are lymphocytes of the innate immune system, but can influence downstream adaptive immune responses. Their functions are controlled by an array of cell surface receptors of which the receptors for MHC class I, the killer cell immunoglobulin-like receptors (KIR) and NKG2 receptors, form a key component. Interestingly the KIR exhibit substantial population diversity, which is thought to be due to pathogen-mediated selection. In the context of our previous observations we have recently shown that specific combinations of these receptors are beneficial to the outcome of hepatitis C virus infection (Khakoo et al Science 2004 305:872-4). My research is now focused on understanding how this protection is obtained and the broader relevance of inhibitory receptors to the NK anti-viral immune response. Our studies involve immunogenetics, functional and biochemical approaches to the problem. In order to pursue these goals we have collaborative grants with Dr Christopher Walker (Columbus, Ohio) and Dr N Shoukry (CHUM, Montreal). I am always interested to hear from enthusiastic researchers interested in pursuing research in out general area.

June 8th 2018, 09:30 to 11:30
Poster Session # 2

(with short coffee)

June 8th 2018, 11:30 to 12:30
Conference # 5

Chair: Vivian Vasconcelos Costa

Jianzhu Chen – Control of Macrophage Activity in Disease and Immunity.

Jianzhu Chen

Jianzhu Chen is Professor of Biology at Koch Institute for Integrative Cancer Research and Department of Biology at Massachusetts Institute of Technology (MIT). He was the lead Principle Investigator of the Infectious Disease Interdisciplinary Research Group of Singapore-MIT Alliance for Research and Technology (SMART). Dr. Chen’s research seeks fundamental understanding of the immune system as well as its application in disease intervention. Recently, his research activity has focused on T cells and macrophages in immunity and diseases and cancer immunotherapy. Dr. Chen received a B.S. degree from Wuhan University in China and a Ph.D. degree from Stanford University.  He was a postdoctoral fellow and then an instructor at Harvard Medical School before he joined the faculty in the Department of Biology at MIT.

June 8th 2018, 12:30 to 14:30
Lunch
June 8th 2018, 14:30 to 16:30
Symposium # 5 ‐ Inflammation and Infection

Chair: Amelia Ribeiro de Jesus

Fernando de Queiroz Cunha – “Does the redundancy of pathophysiological events explain the failure in the development of new therapies for sepsis?”

Roque Pacheco Almeida – “Immune makers associated with the severity of visceral leishmaniasis.”

Patricia Bozza "Platelets and platelet-derived microparticles in Immune Response to Viral Infections."

Roque Pacheco Almeida

Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (1990), doutorado em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (1997) e Pós-doutorado na Weill Medical College of Cornell University, USA. Atualmente é professor associado de medicina da Universidade Federal de Sergipe, pesquisador do CNPq e chefe do laboratório de biologia molecular do Hospital Universitário da UFS. Experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: resposta imune na leishmaniose visceral, e avaliação do papel do parasita na formas clínicas da doença e resistência ao óxido nítrico.

Patricia Bozza

Patricia Bozza graduou-se em Medicina em 1990, pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e obteve o título de Doutor em Ciências (concentração em Farmacologia) em 1993 pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz. Em 1994, Patricia foi nomeada Pew Latin American Fellow e desenvolveu o pós-doutorado no Beth Israel Hospital, Harvard Medical School. Patrícia Bozza é pesquisadora titular do Instituto Oswaldo Cruz, pesquisadora 1 A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências. Patricia foi International Scholar do Howard Hughes Medical Institute no período 2002-2006, e coordenou o comitê Brasileiro do Programa Pew em ciências biomédicas. O grupo de pesquisa liderado pela Patrícia está voltado para o estudo dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta inflamatória e metabólica às infecções; bem como a participação do processo inflamatório e alterações do metabolismo lipídico na obesidade e câncer.

June 8th 2018, 16:30 to 17:30
Closing Conference

Chair: Mauro Teixeira

Suresh Mahalingam  "New insights into alphavirus-induced disease and approaches to vaccine development and treatment."

Suresh Mahalingam