Main menu

Fifth International Symposium on Inflammatory Diseases - INFLAMMA V

12 - 14, June - 2019 | Ribeirão Preto, Brazil

Programme Schedule
June 12th 2019, 19:00 to 19:15
Welcome Greetings

Fernando de Queiroz Cunha, FMRP‐USP
Mauro Martins Teixeira, ICB-UFMG

 
Fernando de Queiroz Cunha (FMRP-USP)

Professor Titular de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, SP (FMRP-USP). Tem experiência na área de Imuno-farmacologia, com ênfase em Doenças Inflamatórias, atuando principalmente nos seguintes temas: sepse, artrite reumatoide, mecanismos envolvidos em lesões tissulares, migração de leucócitos, resposta imune inata e citocinas. Membro das seguintes Academias de Ciência: Academia Mundial de Ciências (TWAS), Academia Brasileira de Ciência (ABC), Academia de Ciência do Estado de São Paulo, Academia de Ciências de Riberão Preto (ACieRP). Atualmente é coordenador do CRID - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CEPID-FAPESP). Coordenador do Instituto de Estudos Avançados, USP - Polo de Ribeirão Preto, Consultor ad doc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Financiadora de Estudos e Projetos, e CAPES. Representante titular da USP no Conselho do Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. Publicou mais de 500 artigos científicos em revistas de circulação internacional, que receberam mais 20.000 citações, tendo índice H de 70 (Scopus).

Mauro Martins Teixeira (ICB-UFMG)

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (1990) e obteve o doutorado em Imunofarmacologia pela University of London (1994). É professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisador 1A do CNPq, Membro da Academia Brasileira de Ciências, da Ordem Nacional do Merito Científico e Tecnológico e da Academia Mundial de Ciencias (TWAS). Membro do corpo editorial das revistas "Pharmacology & Therapeutics (Oxford)", "Inflammation Research" e "Medical Microbiology and Immunology". É coordenador do INCT em dengue e da Rede Pronex em Dengue do CNPq. Atua na área de inflamação, especialmente tentando compreender a relevância e mecanismos moleculares da resposta inflamatória durante doenças infecciosas e autoimunes. Atualmente é vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciencias (Regional CO-MG). É membro da Comissão Científica da Anvisa (CCVISA).

June 12th 2019, 19:15 to 20:15
Opening Conference

Chair: Marco Aurelio Martins, FIOCRUZ-Rio
 

Gerard Graham, University of Glasgow-UK
Chemokine receptor redundancy and specificity are context dependent

 
Gerard Graham (University of Glasgow-UK)

Professor of Molecular and Structural Immunology (Immunology)
​Associate (Institute of Cancer Sciences)
Associate (School of Life Sciences)

Interest in chemokines and their receptors. Have been working in this field for 18 years.
Currently, many projects that relate to various aspects of chemokine and chemokine receptor function.

June 12th 2019, 20:15 to 22:30
Cocktail

TBA

June 13th 2019, 08:30 to 10:10
Symposium # 1 - Chronic inflammatory diseases

Chair: Dario S. Zamboni, FMRP‐USP
 

(8:30 - 9:10) Valerie Quesniaux, University of Orleans-France
STING dependent sensing of self-DNA drives silica-induced lung inflammation – consequences for host response to infection
 

(9:10 - 09:40) Rita Tostes, FMRP-USP
Inflammasome in cardiovascular and metabolic diseases
 

(9:40 - 10:10) Remo Russo, ICB-UFMG
ACKR2 controls pulmonary tissue adaptation and determines the progression of influenza infection and lung fibrosis

Valerie Quesniaux (University of Orleans-France)

Etude immunochimique de la cyclosporine / Valérie Quesniaux, 1987 [thèse]

http://www.centre-poitou-charentes.cnrs.fr/cnrs_labos/fichelab.asp?Code_unite=UMR7355, 2018-05-30 
Information trouvée : Valérie QUESNIAUX-RYFFEL

http://www.univ-orleans.fr/annuaire, 2018-05-30 
Information trouvée : Quesniaux Valérie ; directrice de l'INEM à l'Université d'Orléans

https://annuaire.cnrs.fr/l3c/owa/personnel.frame_infos?p_etat=pe&p_numero_sel=1152909&p_i=0&p_nb_r
es=0&p_numero=0, 2018-05-30 
Information trouvée : Quesniaux Ryffel Valérie ; à l'UMR 7355 (INEM, CNRS)

Rita Tostes (FMRP-USP)

Graduação em Farmácia - pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado (1996) em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios no Albert Einstein College of Medicine, NY - USA, University of Montreal - Clinical Research Institute of Montreal - Canada and Augusta University (Medical College of Georgia), GA - USA. É professora Titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) - Universidade de São Paulo, Membro de Coordenação de Área da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado e São Paulo) e Membro da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Farmacologia e Fisiologia cardiovascular e Interesse direcionado à vias de sinalização que controlam a função vascular e suas alterações na hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Interesses específicos: glicosilação com N-acetilglucosamina (O-GlcNAc) e (dis)função vascular, envolvimento de citocinas, endotelinas e aldosterona nas lesões de órgãos-alvo em doenças cardiovasculares, homônios sexuais e (dis)função cardiovascular.

Remo Russo (ICB-UFMG)

Professor Adjunto do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Laboratório de Imunologia e Mecânica Pulmonar. Possui graduação em Ciências Biológicas pela UEMG (2002), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG (2005), doutorado em Imunologia pela UFMG (2009) e pos-doutoramento em angiogênese inflamatória pelo programa PRODOC da CAPES (2010) e em Influenza pelo programa PDJ do CNPq (2011) na UFMG. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunofarmacologia de doenças pulmonares, atuando principalmente nos seguintes temas: quimiocinas e recrutamento celular, inflamação pulmonar, fibrose pulmonar, asma e infecção por vírus influenza.

June 13th 2019, 10:10 to 10:40
Coffee Break
June 13th 2019, 10:40 to 12:30
Symposium # 2 - Neuro-immune inflammation

Chair: Flavio Amaral, UFMG
 

(10:40 - 11:05) Ashley L.St. John, Duke-NUS Medical School-Singapore
Mast cells in protection and pathology against viral pathogens
 

(11:05 - 11:30)  Alessandro Faria, UNICAMP-SP
Odd Behavior of Encephalitogenic CD4+ T cells
 

(11:30 - 11:55)  Waldiceu Verri Jr, UEL-PR
Maresin-1, a specialized pro-resolving lipid mediator, reduces inflammatory pain
 

(12:00 - 12:15) 10 min. oral apresentation + 5 min. discussion - Short Talk 1
 

(12:15 - 12:30) 10 min. oral apresentation + 5 min. discussion - Short Talk 2

Ashley L.St. John (Duke-NUS Medical School-Singapore)

Assistant Professor in the Program in Emerging Infectious Diseases, Duke-NUS Medical School. Ashley's research focuses on host-pathogen interactions, viral immunology and on developing novel vaccination strategies, diagnostics, and therapeutics for infectious diseases.

Alessandro Faria (UNICAMP)

Graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Clínica Médica/Neuroimunologia pela Universidade Estadual de Campinas (2009), com período Sandwich no Max Planck Institut fur Neurobiologie (2005-2006). Foi pesquisador colaborador no Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes da Universidade Estadual de Campinas (2009-2017). Atualmente é Professor Doutor MS 3.1 no Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia da UNICAMP. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Neuroimunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunomodulação nas doenças desmielinizantes (Humanas e Experimentais).

Waldiceu Verri Júnior (UEL-PR)

Graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado (2003), doutorado (2006) e pós-doutorando (2008) em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado A no Departamento de Ciências Patológicas na Universidade Estadual de Londrina e orientador permanente pelo programa de pós-graduação em Patologia Experimental no mesmo departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da mesma Universidade, ambos com mestrado e doutorado e notas 6 e 5 na CAPES, respectivamente. Administrativamente na UEL, já foi membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Ciências Patológicas, Comitê de Iniciação Científica PROIC, Câmara de Pesquisa, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, e Conselho Universitário, além de ter coordenado as propostas do CCB e CCS, em projetos da UEL, submetidas ao FINEP em 2011 e 2016, e ter participado em 2012 (todas aprovadas). Ainda quanto a projetos em rede, coordena projeto PRONEX em andamento com participação de pesquisadores da UEL e pesquisadores da área de Farmacologia/Toxicologia da UFPR. Foi Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade Estadual de Londrina entre 2011-2015, vice-coordenador da Comissão de Biosegurança da Universidade Estadual de Londrina entre 2011-2015 e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde entre 2014-2017. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (gestão 2017-2019) e Coordenador do Biotério Central do CCB desde 2016. Além de suas atividades ligadas a UEL, é membro do Comitê Assessor da área de Ciências Biológicas junto à Fundação Araucária (segundo mandato), participou como membro CA em edital CNPq, e referee de diversos Periódicos de circulação internacional e parecerista Ad Hoc CNPq, CAPES, FAPESC, FAPERGS, Fundação Araucária e WELLCOME TRUST - UK. Ganhou diversos prêmios, inclusive menção honrosa com sua tese no Prêmio CAPES de tese de 2007, referente a teses defendidas em 2006 na área de Ciências Biológicas II, menção honrosa com trabalho de aluna de mestrado no Prêmio JRV 2010 da SBFTE e menção honrosa com trabalho de aluna de doutorado no Prêmio JRV 2013 da SBFTE. Destaca-se também o recebimento do Prêmio CAPES de tese 2017 referente às teses da área de Medicina II defendidas em 2016 com o aluno Felipe A. Pinho-Ribeiro. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em dor, neuropatia, dor em modelos de câncer, inflamação e mecanismo de ação de drogas, atuando principalmente nos seguintes temas: nocicepção, hiperalgesia, dor inflamatória, dor neuropática, dor tumoral, migração celular, radicais livres, flavonóides, lactonas sesquiterpênicas, diterpenos, citocinas (IFN-gama, IL-1beta, TNF, IL-12, IL-15, IL-17, IL-18, IL-23, IL-33, etc), prostaglandina E2, quimiocinas, leucotrienos e endotelinas. Além dos artigos científicos e capítulos de livro na área, apresenta 7 depósitos de pedido de patente. Concluiu a orientação de mestrado de 24 alunos, co-orientação de mestrado de 6 alunos, orientação de doutorado de 13 alunos, co-orientação de doutorado de 4 alunos, e 7 supervisões de pós-doutorado.

June 13th 2019, 12:30 to 14:30
Lunch
June 13th 2019, 14:30 to 16:10
Symposium # 3 ‐ Infection and inflammation

Chair: João Santana Silva, FMRP-USP
 

(14:30 - 14:55) Simona Stäger, University of Laval-Canada
Maintenance of Leishmania-specific CD4 T cell responses in a chronic inflammatory environment
 

(14:55 - 15:20) Dario S. Zamboni, FMRP-USP
Molecular mechanisms involved in induction of inflammation in response to infection
 

(15:20 - 15:45) Ali Zaid, Griffith University-Australia
Mechanisms of Alphavirus Dissemination: New Insights for Therapeutic Interventions
 

(15:45 - 16:10) Vanessa Carregaro, FMRP-USP
The impact of cMET upon neutrophilic-inflammation during Visceral Leishmaniasis

Simona Stäger (University of Laval-Canada)

Interest in the immunology of Leishmania infections, focusing on CD8 T-cell biology. Two aspects of CD8 T-cell biology are currently investigated:

1. The development of effector and memory CD8 T-cell responses in the experimental model of Visceral Leishmaniasis (VL).
2. Priming of CD8 T-cell responses during acute VL.

Dario S. Zamboni (FMRP-USP)

Professor Associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP/USP), em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP). Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1994-1997), Doutorado em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia pela Universidade Federal de São Paulo (1998-2003), Pós-Doutorado em Patogenicidade Microbiana pela Universidade Yale, EUA (2003-2006) e Título de Livre-Docente pela FMRP/USP (2011). Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2011-2016) e é Membro Afiliado da TWAS (The World Academy of Sciences - TWAS/UNESCO). Atua nas áreas de Biologia Celular, Microbiologia e Imunologia, com ênfase na Interação Patógeno-Célula Hospedeira e em aspectos da Patogenicdade Microbiana e Imunidade Inata.

Ali Zaid (Griffith University-Australia)

Currently works at the Institute for Glycomics, Griffith University. Ali does research in Immunology and Virology. He is currently working on Immune mechanisms of Alphavirus-induced inflammation.

Vanessa Carregaro (FMRP-USP)

Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1999), mestrado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Imunologia Basica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: interação parasito-hospedeiro, Imunidade Inata, Imunidade Adaptativa, Regulação da Resposta Imune. Em mais detalhes, focamos elucidar os mecanismos efetores e reguladores de processos infecciosos crônicos causados por Protozoários ( Leishmanias sp, Trypanossoma cruzi), Vírus (Zika, Chikungunia) e helmintos (Shistosoma mansoni) ou autoimunes (artrite reumatoide). Nesse sentido, estudamos o papel de receptores e moléculas, como é o caso de TLRs, IL-1R, NETs, mediadores lipídicos, vias adenosinérgicas, bem como fatores não imunes como obesidade, microbiota e hormônios mas que podem interferir na geração de resposta imune inata e adaptativa desenvolvida durante os processos infecciosos crônicos.

June 13th 2019, 16:10 to 16:40
Coffee Break
June 13th 2019, 16:40 to 17:30
Conference # 1

Chair: Thiago Mattar Cunha, FMRP-USP
 

Peter McNaughton, King’s College London-UK
HCN2 ion channels: major drug targets in pain matory Potential of H2S: Human Studies

Peter McNaughton ( King’s College London-UK)

Professor of Pharmacology and a member of the Wolfson Centre for Age-Related Research at King’s College London. His overall research theme is sensory systems – how do we detect the world around us, and how we know about the internal state of our own body? Current research projects focus on the following broad questions: How do we sense pain? What happens to pain sensation in chronic inflammation and following nerve injury – why does pain get worse? How do we sense warmth and cold? How do we sense our body temperature and how do we react in order to maintain body temperature constant? How do cells of the immune system “sniff out” and migrate towards areas of damage and pathogen invasion?

 
June 13th 2019, 17:30 to 19:30
Poster Session
June 13th 2019, 20:30
Dinner

(Subjected to Reservation and Ticket Purchase)

June 14th 2019, 08:30 to 10:10
Symposium # 4 - Regulation of inflammation

Chair: Paulo Louzada Júnior, FMRP‐USP
 

(8:30 - 8:55)  Lirlândia Souza, UFMG
The role of Annexin A1/FPR2 axis in experimental models of  pneumococcal pneumonia and polymicrobial sepsis
 

(8:55 - 9:15)  Patricia Silva Martins, FIOCRUZ-Rio
Quercetin accelerates resolution of lung pathological changes caused by silica particles in mice
 

(9:15 - 9:40)  Vivian V. Costa, ICB-UFMG
Treating the host in dengue: mediators and pathways of resolution as a new therapeutic paradigm
 

(09:40 - 09:55) 10 min. oral apresentation + 5 min. discussion - Short Talk 3
 
(09:55 - 10:10) 10 min. oral apresentation + 5 min. discussion - Short Talk 4
Lirlândia Souza (UFMG)

Graduação em Farmácia- Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1995), Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Durante o período de 2004 à 2007 realizou estágio de Pós-doutorado no Lab. de Imunofarmacologia (Dep. Bioquímica e Imunologia-ICB-UFMG). No período de 2017-2018 realizou estágio Pós- Doutoral no The Scripps Research Institute em San Diego, CA. Foi professora efetiva do curso de Patologia Clínica no Colégio Técnico da UFMG no período de 2008 a 2010. Atualmente (desde 2010) é Professora adjunta da Faculdade de Farmácia da UFMG e orienta junto aos Programas de Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas e Ciências Farmacêuticas da UFMG. Desenvolve atividades de Pesquisa na seguintes áreas: Interface entre o Sistema Fibrinolítico e Inflamação, Estudo da Resposta inflamatória e sua Resolução, Estudo de marcadores de inflamação em doenças humanas.

Patrícia Silva Martins (FIOCRUZ-Rio)

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1991). Realizou seu pós-doutoramento no National Heart & Lung Insitute, Imperial College (Londres) (1996-1998). Atualmente é pesquisador titular III do Laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz e pesquisador 1B do CNPq. Atua como consultor ad-hoc de agências financiadoras como CNPq, FAPERJ, CAPES, FAPESP, dentre outras, e encontra-se como Coordenadora da Câmara Técnica de Ensino do Instituto Oswaldo Cruz. Atualmente é membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Possui cerca de 129 artigos publicados em revistas indexadas e 7 capítulos de livro, tendo orientado 24 teses de Mestrado e 16 de Doutorado, além de mais de 50 alunos de iniciação científica. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular, atuando principalmente na área que estuda o componente inflamatório envolvido em doenças pulmonares crônicas, tanto de cárater imunológico como não imunológico, com vistas à identificação de novas alternativas terapêuticas voltadas para o controle destas fisiopatologias.

Vivian V. Costa (ICB-UFMG)

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH (2007), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorado Sanduíche (2012) no Singapore-MIT Alliance for Research and Technology (SMART centre) em Cingapura. Pós-doutorado no exterior (2013-2015) no grupo de pesquisa de Doenças Infecciosas (ID-IRG) do Instituto Singapore-MIT Alliance for Research and Technology (SMART Centre) localizado na National University of Singapore (NUS), em Cingapura. Pós-doutorado, bolsista PNPD/CAPES, pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto pelo Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Tem experiência nas áreas de Microbiologia, Biologia celular e Imunologia, com ênfase em imunologia celular, virologia e interação microrganismo-hospedeiro atuando principalmente nos seguintes temas: imunopatologia da infecção pelos vírus da dengue, Chikungunha, Mayaro, Febre amarela e Zika; artrites virais e auto-imunes, com ênfase no desenvolvimento de modelos experimentais (incluindo modelo humanizado) para estudo da patogênese e teste de terapias.

 
June 14th 2019, 10:10 to 10:40
Coffee Break
June 14th 2019, 10:40 to 11:30
Conference # 2

Chair: Mauro M. Teixeira, ICB-UFMG
 

Dietmar Zaiss, University of Edinburgh-UK
Crosstalk between EGFR and TGFβ as a regulator of local inflammation

Dietmar Zaiss (University of Edinburgh-UK)

Current Reader in Immunology, University of Edinburgh / Institute of Immunology and Infection Research

2013 - 2017    Lecturer in Immunology and Chancellor's Fellow, University of Edinburgh / Institute of Immunology and Infection Research
2006 - 2013    Group Leader, University of Utrecht, The Netherlands, Faculty of Veterinary Medicine (Immunology)
2002 - 2005    Post-Doc, University of Rochester, NY, USA- Dr. Tim Mosmann (Immunology)
1996 - 2000    Ph.D., Humboldt University, Berlin - Dr. P-M. Kloetzel (Cell Biology)
1993 - 1996    M.Sc. Syracuse University, NY, USA - Dr. John Belote (Cell and Molecular Biology)

The focus of my research is the role of the Epidermal Growth Factor (EGF-R) in the regulation of our immune system.

June 14th 2019, 11:30 to 12:30
SBIn General Assembly
June 14th 2019, 12:30 to 14:30
Lunch / Poster Setup
June 14th 2019, 14:30 to 16:10
Symposium # 5 - Cancer and inflammation

Chair: Niels O. Câmara, ICB-USP
 

(14:30 - 14:50) Larissa Cunha, FMRP-USP
LC3-associated phagocytosis regulates macrophage function in the tumor microenvironment
 

(14:50 - 15:15) Martin Bonomino, National Institute of Cancer-RJ
Characterizing and promoting immune responses to tumors
 

(15:15 - 15:40) Thereza Christina Barja Fidalgo, UERJ
Friends & foes in the relationship between tumor and the microenvironment
 

(15:40 - 15:55) 10 min. oral apresentation + 5 min. discussion - Short Talk 5
 

(15:55 - 16:10) 10 min. oral apresentation + 5 min. discussion - Short Talk 6

Larissa Cunha (FMRP-USP)

Professora Visitante do Exterior no Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos (FMRP-USP). Pós-Doutorado no St. Jude Children's Research Hospital (Memphis, TN, USA) sob supervisão do Dr. Douglas Green (2014-2017). Pós-Doutorado pelo Dpto. de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) sob supervisão do Prof. Dr. Dario S. Zamboni (2012-2014). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2003-2007) e Doutorado Direto em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP/USP (2007-2012). Atua nas áreas de Biologia Celular e Molecular e Imunologia, com ênfase mecanismos moleculares da resposta imune inata e seus efeitos na patogênese de doenças inflamatórias e do câncer, assim como na relação patógeno-hospedeiro. Possui experiência em Morfologia voltada para a análise da ultra-estrutura celular. 

Martin Bonamino (National Institute of Cancer-RJ)

Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Medica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Especialista em Ciência e Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (RJ), onde participa no comitê de Coordenação Geral da rede Fio-Câncer. É membro da câmara técnica de terapias avançadas da ANVISA.

Thereza Christina Barja Fidalgo (UERJ)

Graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Pesquisadora Líder do Laboratório de Farmacologia Celular e Molecular da UERJ e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências da UERJ. Tem experiência na área de Farmacologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Inflamação (Mecanismos em Doenças Crônico-Degenerativas: Câncer, Obesidade, Doenças Vasculares); Sinalização Celular, Sinalização redox-sensível; Moléculas de Adesão Celular (Integrinas, lectinas); Migração Celular (neutrófilos, adipócitos, células vasculares).

June 14th 2019, 16:10 to 16:40
Coffee Break
June 14th 2019, 16:40 to 17:30
Closing Conference

Chair: José Carlos Alves Filho, FMRP-USP
 

Greg Delgoffe, University of Pittsburgh-EUA
Metabolic barriers to antitumor immunity: implications for immunotherapy

 
Greg Delgoffe (University of Pittsburgh-EUA)

The Delgoffe Lab studies the metabolic contributions to T cell fate and function. The activation, expansion, and differentiation of T cells requires the interpretation of many complex signals including those from the antigen receptor, costimulatory and coinhibitory molecules, and cytokines. It has now become clear that metabolism represents another key mechanism by which T cells can be regulated. In addition, nutrient sensing and metabolic reprogramming pathways are intrinsically tied to signaling involved in T cell biology. Given that nutrients are limiting in the microenvironment of cancer, our studies have immediate translation as modalities to improve cancer immunotherapy.

June 14th 2019, 17:30
Closing Remarks

Fernando de Queiroz Cunha, FMRP‐USP
Mauro Martins Teixeira, ICB-UFMG